JOGO DA FORTUNA
UM livro-Objeto
Complete text in English available here.
No dia 17 de Maio de 1925, o jornal A Provincia da cidade do Recife anunciava o leilão de todos os bens da minha família materna. A exaltação dos membros da família e planos de viagem de recreio são impressos em destaque nas linhas iniciais, mas nas entrelinhas vai se revelando a ruína de uma família, que às pressas embarcaria em um navio e deixaria o Nordeste do Brasil, jamais retornando à sua terra natal.
Aos poucos as linhas do anúncio se contradizem e descrevem em detalhe objetos pessoais, móveis e vestimentas postos à venda - incluindo o leilão da residência da família. O que não é permitido mencionar nem nas páginas do jornal, nem em conversas entre familiares são os detalhes de como toda a fortuna foi perdida.
Foi supostamente em apostas e jogos de cartas que João Vieira Arcoverde perdeu a fortuna da familia. Cem anos depois, estes são os rumores que remanesceram deste capítulo da nossa história. O único vestígio de sua veracidade é a aversão que, minha avó materna, teve às cartas por toda a sua vida.
Jornal A Provincia. (17 de Maio de 1925). Numero 112. Pag. 4. Recife, Pernambuco, Brasil. Archivo da Hemeroteca Nacional. https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/128066/per128066_1925_00112.pdf